quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Internet Explorer enfrenta maior perda de mercado do ano


Em agosto, o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft, perdeu 1,1 ponto porcentual de participação em relação a julho, somando 66,6% do mercado.

De acordo com a análise, esta é a maior queda de participação do IE no mercado de navegadores desde novembro de 2008, quando perdeu dois pontos porcentuais. Nos últimos 12 meses, o IE perdeu um acumulado de 8,6 pontos porcentuais.

No mesmo período, o Chrome, do Google, conquistou 1,25% de participação, tomando mais espaço do navegador Safari, da Apple. Se continuar neste ritmo, o navegador do Google deve ocupar a terceira posição do setor nos próximos 11 meses, afirma a NetApplications.

Já o Firefox, da Mozilla, conquistou quase metade da participação perdida pelo IE, em um ano. Em agosto, o navegador de código aberto ganhou 0,8 ponto porcentual de participação, somando 23,3% do mercado - pouco abaixo do recorde de participação de 23,8% registrado em abril deste ano.

O Safari da Apple, apresentou um ligeiro crescimento, registrando 4,1% do mercado de navegadores em agosto. O Chrome registrou 2,9% do mercado e o Opera, da norueguesa Opera Software, alcançou 2,1% de participação - crescimento de 0,1 ponto porcentual em um mês.

O Internet Explorer 6, que foi motivo de uma campanha na internet contra sua utilização pelas empresas, perdeu 2,4 pontos porcentuais de participação entre julho e agosto e conta agora com 24,8% do mercado. Já a versão mais recente, o IE8, ganhou 2,7 pontos porcentuais, registrando 15,2%, o que mostra um crescimento expressivo diante da participação de 3,6% verificada em abril deste ano.

Na avaliação da empresa de análises, a queda no uso do IE6 se deve mais ao fortalecimento de uma campanha da Microsoft, incentivando a migração para o IE8, do que a campanha pelo fim do navegador lançado em 2001.

A medição da Net Applications se baseia no uso de navegadores que acessam mais de 40 mil sites monitorados pela empresa, somando 160 milhões de visitante únicos por mês. Em julho, a empresa modificou seu sistema de medição . Ela analisa agora a proporção do uso dos navegadores em relação ao número de internautas de cada país, o que reduziu a fatia do Safari e aumentou a participação do Google Chrome, assim como dos outros navegadores.

Fonte: Computerworld

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