domingo, 9 de maio de 2010

Review Samsung Galaxy Lite

Após um ano com o meu Nokia e63, diga-se de passagem um ótimo aparelho, decidi que estava na hora de trocar, e ao estudar as possibilidades de troca, resolvi que estava na hora de experimentar o mundo que está crescendo cada dia mais, os Androids, já são vários modelos no mercado com esse sistema da Google.

E eu estudando o que estava ao meu alcance, junto com a minha operadora, encontrei o Samsung Galaxy Lite, renovei o meu plano e consegui adquirir o aparelho por um preço excelente, entre os Androids é um dos mais baratos e possui um ótimo custo benefício, e vocês irão ver o porque.


Vamos para as características do aparelho, esse smartphone é Quad Band, 3G, possui sistema operacional Android, é bem leve, 124 g, possui uma câmera de 3,2 megapixel Auto Focus sem Flash.

Câmera de 3.2 mp

Falando em conectividade, ele possui bluetooth, rede Wi-fi e também possui GPS integrado, e tudo isso pode ser ligado e desligado facilmente devido ao sistema Android, falaremos do sistema mais tarde.

O aparelho vem com um fone de ouvido estéreo com fio, e o seu conector é de 3,5 mm, sendo assim é possível usar outros fones de ouvido, também vem com cabo de dados e o seu conector é micro usb, sem com um carão micro USB de 2 Gb, a bateria que acompanha o aparelho é de 1500 mAh, e até que tem uma boa duração, nesses dias que eu tenho utilizado, e muito o aparelho, ela tem durado 2 dias usando muita rede wireless e 3G.



O aparelho veio com o Android versão 1.5 com um toque da Claro, que retirou o Android Market do sistema, ou seja, umas das coisas mais legais do sistema que é o download de aplicativos foi retirado pela operadora, muito estranho isso, pois a Claro comercializa outros Androids porém com o Android Market habilitado.

Consegui ficar com o aparelho com o sistema 1.5 sem o Market por apenas 2 dias, e então encontrei em um blog um tutorial para a instalação da versão 2.1 que já está diponível na Europa para esse aparelho, porém a Samsung ainda não a liberou no Brasil, mas é possível atualizá-lo de uma forma alternativa, consequência você perde a linguagem PT-BR, mas ganha muitas outras coisas, como o Android Market, Gmail, Google Maps, e uma bela interface.

O sistema Android da Google é uma coisa incrível, ele possui a integração com várias redes sociais, e além disso é possível instalar muitos aplicativos através do Android Market que possui mais de 30.000 aplicativos como games, aplicativos para redes sociais e alguns inúteis também.

Na tela principal do aparelho é possível adicionar vários widgets como relógios diversos, previsão do tempo, pesquisa do google, e muitos outras, há uma grande variedade deles.

Tela principal com alguns atalhos

A navegabilidade no sistema é muito simples, há uma tela principal onde você pode abrir o menu de aplicativos, onde você tem acesso a tudo que está instalado no aparelho, muito diferente do Symbian, onde as funcionalidades ficam separados em várias janelas. O menu de configuração também é bem simples, não há infinitas configurações que você nem sabe para que serve.


Já elogiei bastante o sistema, porém ele não é somente maravilhas, ele também tem suas limitações, sua memória interna é de apenas 200 MB, e é nessa memória que os aplicativos são instalados, o Android não possibilita a instalação de aplicativos no cartão de memória, há não ser que você tenha acesso root no aparelho, porém na próxima versão do Android não haverá mais essa limitação, outro ponto negativo do aparelho é o teclado, que não possui iluminação, então é bom decorar onde estão as teclas caso queira usá-lo no escuro.

Bom é isso que tenho a dizer do aparelho, pretendo fazer mais comentários posteriormente ao longo da minha caminhada com o novo celular.

Nenhum comentário: