quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gnome elimina ícones para simplificar interface

Na busca por uma melhor usabilidade, os desenvolvedores do projeto Gnome tomaram recentemente uma decisão radical: eliminar os ícones em boa parte da interface, esperando assim despoluí-la e facilitar seu uso.

A decisão afeta principalmente botões e itens de menu e entra em vigor a partir da próxima versão do ambiente desktop (2.28, programada para o fim de setembro). As exceções são itens de menu que representem “objetos dinâmicos” como aplicativos, arquivos, documentos, marcadores e dispositivos. Ou seja, os itens “salvar” e “imprimir” no menu de um aplicativo não terão ícones, mas um atalho para um aplicativo no “menu iniciar” terá.

Além disso, também será escrito um guia para auxiliar os desenvolvedores a decidir quando usar ou não os ícones. Segundo Andreas Nilsson, um dos designers envolvidos no projeto, o resultado será um “visual mais atraente, que levará a uma interface mais limpa e eficiente”. Fãs dos íconezinhos não precisam se preocupar: uma opção nas preferências do sistema permitirá restaurar o comportamento atual.



Nenhum comentário: