quinta-feira, 27 de março de 2008

Photoshop grátis on-line

Adobe Photoshop Express, a versão online e gratuita do melhor programa gráfico do mundo, acaba de estrear na web.
Como sempre faz, a Adobe juntou as suas diferentes tecnologias no Photoshop Express. É tudo feito em Flex, para rodar no Flash player 9 com qualquer browser. Para cada usuário estão reservados 2 GB de armazenagem.
Essa versão oferece os recursos básicos (crop & rotate, auto correct, exposure, red eye removal, touchup e saturation), ferramentas de tuning ( white balance, highlight, fill light, sharpen e soft focus) e alguns esquemas para dar um visual pop a qualquer trabalho (pop color, hue, Black &White, tint, sketch, distort). O sistema para fazer upload das fotos, escolher as alterações, manter as modificações ou voltar ao original é simplérrimo.

Confira aqui

Fonte: Info Blog

quarta-feira, 26 de março de 2008

Imagens do Ubuntu 8.04 Beta




Estou postando aqui algumas imagens da nova versão de uma distribuição Linux que eu particularmente gosto muito. Para ler mais acesso Br-linux

quarta-feira, 19 de março de 2008

Ubuntu Mobile sai em maio, diz Canonical

Em abril, sai a nova atualização do Ubutuntu (8.04) para desktops. Um mês depois, vem a primeira versão para dispositivos móveis do sistema operacional open source, também conhecida por Ubuntu Mobile and Embedded Edition.

Não é uma versão do Ubuntu para celulares, segundo Adilson Oliveira, da Canonical, que participa do Bossa Conference 2008, em Muro Alto (PE). O sistema operacional, desenvolvido com apoio da Intel, é voltado para dispositivos de nicho que têm como foco principal o acesso à internet somado a uma tela touchscreen - os tais MIDs (dispositivos de internet móvel) ou UMPCs (PCs ultraportáteis).

Oliveira demonstrou um UMPC da Samsung rodando Ubuntu Mobile. O sistema, ainda em fase de finalização, demorou para dar o boot (teoricamente, nem deveria dar boot, já que nunca deveria ser desligado, mas sempre entrar em estado de hibernação).

A interface tem elementos do Maemo (usado nos internet tablets da Nokia), e o software portado para o Ubuntu Mobile usa esses elementos (menus na área superior do LCD, além de aproveitar a sensibilidade da tela). Entretanto, aplicativos que rodam no desktop podem rodar normalmente no portátil, com algumas restrições, como a questão do touchscreen.

O Ubuntu Mobile, diz Oliveira, está sendo desenvolvido para uma nova plataforma de hardware da Intel, como a Atom e suas sucessoras (com novos chipsets). A Canonical pretende manter a idéia de lançar atualizações do Ubuntu Mobile de seis em seis meses, como ocorre com o Ubuntu no desktop - a idéia é sincronizar “em breve” os lançamentos, segundo Oliveira.

Curiosamente, o Ubuntu Mobile não é um sistema operacional para hardware como o eeePC, da Asus. Junto ao lançamento em maio - “a versão ainda terá limitações”, diz o representante da Canonical -, devem começar a surgir no mercado novos dispositivos já rodando o sistema operacional, por conta das parcerias de OEM e ODM da Intel. “Pode ser que o usuário compre o aparelho e nem saiba que tem Ubuntu por trás”, afirma.

Fonte: ZumoBlog

terça-feira, 18 de março de 2008

Curso de PHP e MySQL no Centro de Treinamento Uniriotec

O Centro de Treinamento Uniriotec abre turmas na área de desenvolvimento em plataformas livre.O curso de PHP com MySQL terá início dia 7 de Abril de 2008, com aulas aos sábados de 10h às 17h.Matrículas efetuadas até o dia 20/3 ganham desconto.Mais informações no tel: 3209-1412 ou treinamento@uniriotec.br

Fonte: Br-Linux

sexta-feira, 14 de março de 2008

Como aumentar o uso do software livre no ensino superior?

Esse foi um post que eu li no BR-Linux e achei muito interressante. Na faculdade em que estudo, temos uma matéria no segundo ano sobre Sistemas Operacionais, onde é lecionado Linux, porém o professor não tem preparo algum.

Deêm uma olhada, vale a pena ler: Fonte

terça-feira, 11 de março de 2008

Wal-Mart desiste de vender PCs com Linux nas lojas por falta de procura

Quando vi essa notícia no site IDGNOW me deixou muito triste.

O Wal-Mart desistiu de vender computadores com a distribuição Linux Green gPC, da fabricante Everex, em suas lojas físicas em razão da baixa procura dos clientes.

"Isto realmente não era o que nossos clientes estavam procurando", afirmou uma porta-voz da Wal-Mart à agência Associated Press.

Em outubro, a cadeia começou a vender em 600 lojas o Green gPC, distribuição em Linux baseada no Ubuntu com links diretos para serviços do Google e o pacote corporativo OpenOffice, com preço sugerido de 199 dólares.

O Wal-Mart continuará a vender os produtos da Everex, sejam eles desktops ou notebooks, pelo serviço de e-commerce.

À Associated Press, o diretor de marca da Everex afirmou que o Wal-Mart esgotou seu estoque de Green gPC, mas resolveu não renovar o contrato de venda nas lojas físicas.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Repórter se disfarça de consumidor e vai ao varejo ver como as lojas oferecem os micros com Linux

“É muito relevante da uma olhada nessa reportagem feita por um jornalista da IDGNow, que fingiu ser um usuário e visitou 3 grandes varejistas para pesquisar sobre o Computador para Todos com Linux. Destaque para alguns vendedores, que deixaram bem claro sua opinião sobre o Linux: “O Linux até pra gente é difícil de trabalhar. Pelo menos bastante gente já falou que é mais difícil trabalhar com Linux. Tô dizendo que é pior? Não também. Só que o brasileiro está muito acostumado com a Microsoft, desde o Windows 95”. Legal saber como está sendo realmente disseminada a imagem do Linux para as massas.”

Fonte: Br-Linux

quarta-feira, 5 de março de 2008

Silverlight e Nokia

Fonte: NokiaBR

A Nokia anunciou que vai disponibilizar a plataforma de execução do Silverlight para toda sua gama de aparelhos. Eu disse TODA (ou melhor, eles disseram). Isso inclui os aparelhos S60, S40 e os tablets que rodam outro sistema operacional próprio.

Esta notícia diz, em suas entrelinhas (e nas linhas também) que o desenvolvimento de software móvel multi-plataforma vai ficar muito mais consistente e simples. Isso vai ajudar muito os desenvolvedores e os usuários.

De acordo com o Vice-presidente da Nokia, Lee Williams, "(...)Ao trabalhar com a Microsoft, nós estamos criando excelentes oportunidades e opções para a comunidade de desenvolvimento, licenciadores de S60 e a indústria, como um todo.(...)"

Já o VP da Microsoft, S. Somasegar, diz que "(...)esta é uma importante relação em diversos níveis. Trabalhar com a Nokia significa que nós estamos facilmente aptos a alcançar um enorme número de usuários móveis, incluindo todos os consumidores de todos os licenciadores S60.(...)"

Pronto! Está aí a aproximação das duas empresas, como se suspeitava. Bem diferente do que diziam no mês passado, quando se levantavam boatos de que a Nokia iria lançar algum aparelho baseado em Windows Mobile. Longe disso!

Parece que essa parceria beneficia muito mais a Microsoft do que se a Nokia tivesse lançado um aparelho baseado em Windows Mobile.

Amanhã a Microsoft vai demonstrar o Silverlight rodando numa plataforma S60, durante o Microsoft MIX08. Posteriormente vai lançar as versões para S40 e Internet Tablet