quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sony Ericsson com teclado qwerty


fonte: Planet Tech


A Sony Ericsson anunciou o desenvolvimento do Xperia X1, o primeiro modelo da empresa com teclado qwerty e sistema operacional Windos 6.0.

O X1 oferece um display touch screen VGA de 3”, uma câmera de 3.2 MPixels, conexão sem fio Bluetooth e Wi-Fi.

O telefone opera em GSM/EDGE, e 900/1700/1900/2100MHz ,UMTS/HSDPA/HSUPA, (ou 850/1700/1900/2100MHz na versão americana).

A operação pode ser feita via display touch screen, teclado qwerty, teclas de navegação ou um joystick ótico incorporado. O acesso à Internet pode ser efetuado via Internet Explorer ou Opera Mobile 9.5.

O produto deverá estar disponível na Europa no segundo semestre de 2008.




terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Protótico celular Nokia - Morph


O Morph, um dos primeiros frutos de um projeto envolvendo nanotecnologia feito em conjunto entre o Nokia Research Center.
O telefone futurista é um conceito de como os futuros aparelhos devem ser flexíveis e expansíveis, permitindo que o usuário modifique sua forma. O mais curioso da história: o protótipo passa a fazer parte do catálogo do Museu de Arte Moderna de Nova York

Leia mais em ZumoBlog

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Nokia SU-33W - TV Digital via Bluetooth


O Nokia Mobile TV Receiver SU-33w é um conversor de TV Digital (Apenas padrão DVB-H) que envia os sinais via Bluetooth para celulares Nokia compatíveis, disponibilizando assim TV de qualidade onde quer que você esteja.

Infelizmente no Brasil o padrão adotado não foi o Europeu (DVB-H) mas sim o japonês (ISDB), e, portanto, esse equipamento não servirá para nós, que pena.

Leia mais em rodrigopiccelli

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fedora 9 alfa

Saiu no dia 5 de fevereiro o Fedora 9 alfa.Por incrível que pareca, a versão alfa do Fedora 9 é incrivelmente estável (para uma versão alfa, claro). Reconhece placa de vídeo Intel logo de cara. Veio com o novíssimo Firefox 3, que é bem rápido e está funcionando bem. É claro, o Fedora 9 alfa ainda está muito mais para Fedora 8 do que para Fedora 9; isso é muito natural, então se você pensa em testar tenha em mente algumas coisas importantes:

Testar é importante, pois se o Fedora 9 alfa tiver algum bug na sua máquina essa é a hora de você avisar a equipe de desenvolvimento para que eles corrijam e a versão final não lhe dê dores de cabeça.

Esta ainda é uma versão alfa, isso quer dizer que é apenas um rascunho e está aí para ser testada, sem nenhuma garantia de estabilidade ou de bom funcionamento, mas sem testar, ninguém fica sabendo o que precisa mudar e por isso vale à pena.

O lançamento oficial está marcado para 29 de abril ao meio dia, mas se tiver uma ISO dando sopa antes, podem ter certeza de que vocês irão saber.Os trabalhos estão indo a todo vapor, tradução, documentação, desenvolvimentto, todos estavam com a mão na massa há bastante tempo, mas o pessoal de Artwork sempre fica por último. São eles quem desenham os novos papéis de parede e criam os temas para cada release, no entanto, sempre precisam esperar pela escolha do codinome antes de trabalhar. Como dessa vez o codinome será Sulphur (enxofre) o tema precisa ter algo a ver com este mineral.


Fonte: http://lonelyspooky.com/

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Cinco coisas que seu celular terá em 2008

A impressão final passada pela feira de celulares World Mobile Congress, que ocorreu durante esta semana em Barcelona, na Espanha, foi resumida desta forma em reportagem do jornal El País: os smartphones, capazes de ler e-mails e acessar a internet, deixarão de ser privilégio de executivos.

A edição deste ano do evento foi a mais convergente da história, com temas como internet e Wi-Fi superando os lançamentos de equipamentos. O Google, por exemplo, uma empresa tipicamente de internet, foi uma das estrelas, com o software livre para celulares Android.

O jornal espanhol listou cinco coisas que qualquer telefone celular é capaz de ter em 2008 - e que mudam a perspectiva da comunicação interpessoal. Veja:

1 - Equipamento multimídia de bolso

É comum hoje um celular reproduzir arquivos de música em MP3, mas se tornará comum a exibição e armazenamento de vídeos em altíssima resolução/qualidade de som. Praticamente um reprodutor Hi-Fi de bolso.

2 - Internet rápida e (quase) de graça

Qualquer telefone do World Mobile Congress tinha conexão HSDPA, equivalente à banda larga dos computadores. Mas está se tornando comum a habilitação de tecnologia Wi-Fi (sem fio) nos celulares para acessar a web. Assim, será possível se conectar a partir de Hotspots (pontos de conexão wireless) sem pagar nada por isso, direto com um celular. É uma ferramenta comum nos laptops.

3 - Messenger, Orkut ou Flickr pelo celular

Fabricantes de celular estão focando a usabilidade e desenho dos modelos na aceitação de serviços prestados originalmente na web, como redes sociais. A própria Nokia arrisca sua entrada no mundo online com portal própria de conteúdo e serviços. Participar da vida digital não terá mais a dependência de um terminal de computador.

4 - Se perder nunca mais

GPS integrado ao telefone é tendência que vem se popularizando, apesar de ainda reservada para modelos mais avançados. Apesar disso, serviços via web como o Google Maps ficam mais acessíveis com conexões de alta velocidade, como a 3G. Por isso, o celular tende a se transformar também em guia pessoal.

5. Telas sensíveis ao toque

As interfaces táteis deixaram de ser exclusividade da Apple ou HTC. Agora já estão por todas as partes, tamanhos e preços. O futuro aponta pra o fim do teclado convencional e a relação de contato entre o celular e o dono, o que significa mais usabilidade, velocidade de digitação e edição, além de ser mais amigável.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Nokia faz acordo com Google para ter busca em celulares

A Nokia vai adicionar o serviço do Google à lista de mecanismos de busca que os usuários podem utilizar por meio de seus celulares, anunciaram as empresas nesta terça-feira (12).

A Nokia tem acordos semelhantes em vigor com o Yahoo! e a Microsoft, válidos para todo o mundo, e com o Baidu, válido para a China, e o Yandex, na Rússia.

À medida que as redes ganham velocidade e a maioria dos celulares passa a ser fornecida com browsers, as empresas de internet estão agindo de maneira agressiva para oferecerem serviços de busca, mapas e outros produtos familiares aos usuários da web.

O Google deve lançar seu sistema de software para celulares Android --rival direto da plataforma Nokia S60-- ainda neste ano. A Nokia oferece aplicativos de busca em cerca de 40 de seus modelos.



Fonte: Folha on Line

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dell Latitude XT aceita toques com dedos e caneta especial



O recém-lançado Latitude XT é a primeira aposta da Dell no mercado de tablet PCs. Com visual que imita aço escovado, tem acabamento que deixa a desejar.

A tela é mais resistente e nítida do que as dos concorrentes --todavia tem péssimo ângulo de visão e fracos contraste e cores (calibração de fábrica).

São duas opções de tela: com ou sem LED. A primeira é mais fina, leve e econômica; a outra, com brilho mais intenso, é melhor para uso externo.

Ótimos diferenciais são a tecnologia híbrida de sensibilidade --que permite utilizar tanto a caneta quanto os dedos-- e o conjunto de trackpoint e touchpad --os rivais têm apenas o primeiro.



Fonte: Folha on line

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Opera anuncia versão 9.5 do navegador Mobile


A Opera anunciou uma nova versão para dispositivos móveis do seu navegador. A versão 9.5 será apresentada numa feira em Barcelona (Espanha), nos dias 11 a 14 de fevereiro. Ainda não há definição sobre quando haverá lançamento da versão beta.

Entre as novidades estão a navegação por abas, novas ferramentas de zoom e a possibilidade de salvar a página para acesso off-line. Outras funcionalidades são o envio de links/imagens por SMS, fazer chamadas para um número exibido em uma página na Internet e um gerenciador de senhas.

Recurso auto-completar na barra de endereços, melhorias no histórico e favoritos e widgets são outros recursos incorporados na nova versão. Os widgets permitirão ao usuário usar recursos da Web sem a necessidade de abrir o navegador. Por fim, há a inclusão de uma nova ferramenta de busca, chamada Presto.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Eficiência da "geração Google" na internet é mito, diz estudo

Um estudo encomendado pela Biblioteca Britânica (British Library) desfaz o que chama de "mitos sobre a geração Google" e diz que suposta capacidade das gerações mais jovens de buscar informações por meio dos novos recursos tecnológicos é "supervalorizada".

Segundo o estudo da University College of London, os jovens adolescentes de hoje não são necessariamente eficientes em fazer pesquisas pela internet, não permanecem mais tempo on-line que as pessoas mais velhas e não destoam do resto da sociedade em priorizar informação rápida e digerida.

Para os pesquisadores, é preciso tomar cuidado com suposições como a de que as gerações mais jovens são mais autodidatas que gerações anteriores.

O estudo, que tenta esclarecer como as novas tecnologias afetarão o futuro das bibliotecas, define como "geração Google" os jovens nascidos a partir de 1993, depois da popularização do computador, confortáveis com as novas tecnologias e acostumados à permanente conectividade. A pesquisa levou em conta estudos científicos já publicados que comparam o comportamento de diferentes gerações.

"Na verdade, já somos a Geração Google: a demografia da internet e do consumo de mídia está erodindo supostas diferenças geracionais", diz o estudo."De certa maneira, o rótulo de Geração Google atrapalha."

Mitos

Entre as crenças que os pesquisadores chamam de "mitos", está a de que as novas gerações são mais eficientes que as anteriores em obter informações na internet.

"Este é um mito perigoso. Alfabetização digital e alfabetização informativa não caminham de mãos dadas", diz o estudo. Segundo a pesquisa, muitos jovens não são capazes de filtrar o imenso arsenal de dados da rede.

Outra inverdade sobre as novas gerações, dizem os pesquisadores, é a de que elas são mais propensas a buscar informações rápidas e digeridas que seus pais.

A preferência por textos resumidos e buscas por palavra é "uma norma para todos". "A sociedade [como um todo] está se 'emburrecendo", diagnostica o estudo.

Nem mesmo a crença de que as pessoas mais jovens passam mais tempo on-line que as pessoas mais velhas se sustenta, dizem os pesquisadores.

Eles citam um estudo recente realizado em diversos países, que mostrou que pessoas com mais de 65 anos passam mais tempo conectadas à internet que aquelas entre 18 e 24 anos.

Por outro lado, o estudo confirmou que a "geração Google" é afeita à prática de "copiar e colar" informações para suas pesquisas e prefere plataformas interativas de informação que o consumo passivo delas.

O estudo deixou em aberto a hipótese de que os jovens sejam mais capazes que seus pais de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

"A questão mais ampla é saber se habilidades seqüenciais, necessárias para a leitura, também estão sendo desenvolvidas."

Fonte: Folha on line